Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Avaliação é destinada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 foram abertas nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 2 de junho.

Os dados devem ser preenchidos no site oficial do Encceja, que está sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova, que será aplicada no dia 27 de agosto, é destinada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

É necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para o ensino fundamental e, ao menos, 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.

No ato de inscrição, o candidato precisa indicar a unidade federativa e o município onde deseja realizar a avaliação, para qual etapa quer a certificação e as áreas de conhecimento que pretende ser avaliado.

A participação é gratuita e voluntária. Entretanto quem faltou no Encceja de 2022 e não justificou a ausência ou teve a solicitação reprovada deve pagar o valor de R$ 40 para prestar o exame neste ano.

Na presente edição foram adicionadas algumas novidades à prova:

-Inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual;

-Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista;

-Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise;

-Participantes travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE