Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Informações foram divulgadas pela mídia estatal nesta terça-feira; foguete pode chegar a até 15 mil km/h e atingir alvos a 1.400 quilômetros de distância.

Irã apresentou o que as autoridades descreveram como seu primeiro míssil balístico hipersônico de fabricação nacional, nesta terça-feira (6), informou a agência oficial de notícias Irna, um anúncio que provavelmente aumentará as preocupações ocidentais sobre as capacidades de mísseis de Teerã.

A mídia estatal iraniana publicou fotos do míssil chamado Fattah em uma cerimônia com a presença do presidente Ebrahim Rahisi e comandantes do Corpo da Guarda Revolucionária de elite do Irã.

“O míssil hipersônico Fattah guiado com precisão tem um alcance de 1.400 km e é capaz de penetrar todos os escudos de defesa”, disse Amirali Hajizadeh, chefe da força aeroespacial da Guarda, segundo a mídia estatal iraniana.

Mísseis hipersônicos podem voar pelo menos cinco vezes mais rápido que a velocidade do som e em uma trajetória complexa, o que os torna difíceis de interceptar. No ano passado, a República Islâmica disse ter construído um míssil balístico hipersônico que pode manobrar para dentro e para fora da atmosfera.

A TV estatal afirmou que o míssil Fattah do Irã pode atingir “os sistemas antimísseis avançados do inimigo e é um grande salto geracional no campo de mísseis”.

“Ele pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos Estados Unidos e do regime sionista, incluindo o Domo de Ferro de Israel”, disse a TV estatal iraniana.

A velocidade máxima do Fattah atingiu níveis de 15.000 km/h, acrescentou.

Apesar da oposição dos EUA e da Europa, o Irã disse que desenvolverá ainda mais seu programa de mísseis defensivos. No entanto, analistas militares ocidentais dizem que o país às vezes exagera suas capacidades de mísseis.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE