Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Este se tornou um ano recorde para o programa de mísseis do país com armas nucleares.

Coreia do Norte disparou o que parecia ser um míssil balístico intercontinental, disse a Coreia do Sul nesta sexta-feira (18), um dia depois de lançar um míssil menor e alertar sobre “respostas militares mais ferozes” aos Estados Unidos, aumentando sua presença de segurança regional.

Este se tornou um ano recorde para o programa de mísseis do país com armas nucleares, depois que o Norte retomou os testes de ICBMs pela primeira vez desde 2017 e quebrou sua moratória autoimposta sobre lançamentos de longo alcance enquanto as negociações de desnuclearização paralisavam.

A Guarda Costeira do Japão disse que o míssil provavelmente caiu no mar a cerca de 210 quilômetros a oeste de Hokkaido. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que não houve relatos de danos, mas que os repetidos lançamentos de mísseis do Norte não podem ser tolerados.

Segundo ele, o míssil parece ter caído dentro da zona econômica exclusiva do Japão.

Os ICBMs são a arma de maior alcance da Coreia do Norte e são projetados para transportar uma ogiva nuclear até qualquer local nos Estados Unidos.

Um dia antes, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico de curto alcance enquanto seu ministro das Relações Exteriores, Choe Son Hui, alertou sobre “respostas militares mais ferozes” aos movimentos dos EUA para aumentar sua presença militar, dizendo que Washington estava fazendo uma “aposta da qual se arrependerá”.

Em um comunicado divulgado pela mídia estatal, Choe condenou a cúpula trilateral de domingo dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, durante a qual os líderes desses países criticaram os testes de armas de Pyongyang e prometeram maior cooperação em segurança.

Outros líderem mundiais se manifestaram sobre o ocorrido e condenara a ação norte-coreana.

“Este lançamento é uma violação descarada de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e aumenta desnecessariamente as tensões e os riscos de desestabilizar a situação de segurança na região”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA. “A porta não se fechou para a diplomacia, mas Pyongyang deve cessar imediatamente suas ações desestabilizadoras e, em vez disso, escolher o engajamento diplomático”, acrescentou o porta-voz em um comunicado.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, convocou uma reunião de líderes mundiais em Bangcoc nos bastidores de uma cúpula regional para discutir o lançamento de mísseis da Coreia do Norte, disse uma autoridade da Casa Branca.

“Esses lançamentos de mísseis balísticos múltiplos sem precedentes minam nossa segurança. São ações imprudentes”, disse Albanese, falando em uma reunião de líderes do Japão, Coreia do Sul, Canadá e Nova Zelândia convocada pela vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. “Estamos com o mundo e, de fato, com nossos aliados, opondo-nos e condenando esta ação nos termos mais fortes possíveis… E estamos prontos para fazer parte de uma resposta global a isso”.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em uma reunião especial em Bangcoc, disse que se juntou a aliados na condenação do lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, que ele chamou de claras violações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE