Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Negociações para libertação de reféns e cessar-fogo continuam enquanto palestinos se abrigam em Rafah, na fronteira com o Egito.

Militares israelenses apresentaram um plano ao gabinete de guerra para “evacuar a população” de Gaza de áreas de combate, em meio a avisos de que uma ofensiva contra a cidade de Rafah, no sul, acontecerá em breve.

No início deste mês, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que havia instruído as Forças de Defesa de Israel (IDF) a elaborar um plano para retirada de civis de Rafah, onde estão mais de um milhão de pessoas.

Esse “próximo plano operacional” foi submetido à aprovação nesta segunda-feira (26), disse o gabinete de Netanyahu, embora sua declaração não mencione Rafah pelo nome. A CNN não viu uma cópia do plano.

Os temores estão crescendo em Gaza e em toda a comunidade internacional sobre a ofensiva planejada do IDF em Rafah, que fica ao lado da fronteira fechada com o Egito.

A cidade tornou-se o lar da maioria dos palestinos deslocados à medida que os militares israelenses avançaram para o sul, mas esses civis aparentemente não têm mais lugar para escapar.

Os EUA alertaram que não apoiariam uma campanha na cidade sem um plano “crível” para retirar os palestinos.

O comunicado do governo de Netanyahu disse que o gabinete também aprovou um plano para fornecer assistência humanitária a Gaza “de uma maneira que impedirá o saque que ocorreu na Faixa Norte e em outras áreas.”

O líder israelense prometeu avançar em Rafah durante uma entrevista ao Face the Nation da CBS no domingo.

“Não podemos deixar a última fortaleza (de comando) do Hamas sem atenção”, disse Netanyahu, ressaltando que a última “fortaleza de comando” do Hamas está em Rafah com quatro batalhões. A CNN não pode verificar independentemente esses números.

Ele disse ao programa que uma vez que Israel “começar a operação Rafah, a fase intensa de luta será de semanas para a conclusão, não meses.”

E ele indicou que pediu ao IDF para apresentar um “plano duplo”; um para “permitir a evacuação de civis palestinos em Gaza” e outro para “destruir os batalhões restantes do Hamas.”

“Se tivermos um acordo, será adiado um pouco. Mas isso vai acontecer”, disse Netanyahu, referindo-se a um possível acordo que verá uma pausa humanitária em Gaza e a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas. “Se não tivermos um acordo, faremos de qualquer maneira. Tem que ser feito”, disse ele.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse à CNN no domingo que os negociadores chegaram a um “entendimento” sobre os amplos contornos de um possível acordo, e as negociações continuam no Catar nesta segunda-feira (26).

As discussões indiretas com o Hamas continuam. Mas o Hamas ainda não assinou nada e qualquer possível acordo final ainda deve demorar alguns dias, enquanto os negociadores continuam os trabalhos.

“Os representantes de Israel, Estados Unidos, Egito e Catar se reuniram em Paris e chegaram a um entendimento entre os quatro sobre como seriam os contornos básicos de um acordo de reféns para o cessar-fogo temporário. Não vou entrar nos detalhes disso porque ainda está em negociação “, disse Sullivan a Dana Bash, da CNN.

“Terá que haver discussões indiretas do Catar e do Egito com o Hamas porque, em última análise, eles terão que concordar em libertar os reféns. Esse trabalho está em andamento”, acrescentou Sullivan. “E esperamos que, nos próximos dias, possamos chegar a um ponto em que haja um acordo firme e final sobre essa questão. Mas teremos que esperar para ver.”

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE