Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

O mineiro Victor Hespanha realizou neste fim de semana seu sonho de infância e se tornou o primeiro turista brasileiro a viajar para o espaço.

Foi um voo rápido, bate-volta, que durou de cerca de 10 minutos, na missão da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, no Texas, nos Estados Unidos.

O engenheiro brasileiro, de 28 anos, ganhou vaga em nave em um sorteio e viajou como o primeiro turista espacial do país. Ele e os outros turistas decolaram por volta das 10h25 (horário de Brasília) deste sábado (4).

Bandeira do Brasil

Victor levou uma bandeira do Brasil e ocupou o assento número 2 da missão, que tinha outras cinco pessoas, todos turistas espaciais. Nem astronauta profissional havia a bordo, porque a nave não precisa de piloto.

O voo foi do tipo suborbital, modalidade em que o foguete alcança uma altitude máxima e depois cai em queda livre de volta à Terra.

A jornada foi idêntica à que o próprio Bezos fez em julho passado.

Números da viagem

A viagem da qual Victor participou teve velocidade máxima de 3,7 mil km/h.

O pico de altitude do módulo chegou a 100 km.

A tripulação experimentou a sensação de enfrentar Zero G (ou gravidade zero). Eles flutuaram durante parte do percurso.

O tempo entre a decolagem e a aterrisagem do primeiro módulo foi de 7 minutos.

Já o tempo entre a decolagem da missão e o pouso da cápsula com os passageiros levou 10 minutos.

Como Victor conseguiu

Hespanha é engenheiro de produção e conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um token não fungível (NFT) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil.

A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro faturou.

Antes dele, o único brasileiro a ter ido ao espaço era o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que em 2006 passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)

Disputa entre milionários

A jornada de Hespanha ocorreu em uma época marcada pela corrida espacial de bilionários que querem investir cada vez mais no turismo fora da Terra e também na internet via satélite. É o caso da própria Blue Origin, de Bezos, e da SpaceX, de Elon Musk.

Fonte: Só Notícia Boa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE