Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Descoberta é um dos maiores tesouros de moedas de ouro inglesas da época já descobertos na Grã-Bretanha, de acordo com a casa de leilões Spink & Son.

Uma reforma de uma casa no norte da Inglaterra descobriu um tesouro de moedas de ouro, que podem valer até £ 250 mil (R$ 1.297.325) em leilão no próximo mês.

A descoberta é um dos maiores tesouros de moedas de ouro inglesas do século 18 já descobertos na Grã-Bretanha, de acordo com a casa de leilões Spink & Son em um comunicado de imprensa enviado à CNN na quinta-feira (1º).

Enquanto reformavam sua cozinha em julho de 2019, os moradores desenterraram um copo de barro com esmalte de sal enterrado embaixo do concreto e das tábuas do piso de sua casa em Ellerby, North Yorkshire.

O copo, descrito como não maior do que uma lata de refrigerante, continha mais de 260 moedas de ouro datadas de 1610 a 1727. O estoque de moedas tem um valor estimado de £ 100 mil no poder de compra de hoje, disseram os leiloeiros.

Gregory Edmund, um leiloeiro da Spink & Son, disse que o tesouro notável é diferente de qualquer achado na arqueologia britânica ou como qualquer leilão de moedas na memória viva.

“É uma descoberta maravilhosa e verdadeiramente inesperada de um local tão despretensioso”, disse Edmund no comunicado de imprensa.

“Esta descoberta de mais de 260 moedas também é uma das maiores no registro arqueológico da Grã-Bretanha, e certamente para o período do século 18”, acrescentou.

“As moedas quase certamente pertenciam aos Fernley-Maisters, Joseph e Sarah, que se casaram em 1694″, diz o comunicado de imprensa.

De acordo com Spink & Son, os Maisters foram uma família mercantil influente do século 16 ao século 18. Eles comercializavam minério de ferro, madeira e carvão dos estados bálticos e várias gerações assumiram cargos como legisladores no início de 1700.

Sua linhagem familiar diminuiu logo após a morte do casal, o que presumivelmente é o motivo pelo qual as moedas nunca foram recuperadas, acrescentou a casa de leilões.

Enquanto isso, Edmund disse que as descobertas refletem as moedas de £ 50 e £ 100 que foram usadas na época.

“Joseph e Sarah claramente desconfiavam do recém-formado Banco da Inglaterra, da ‘nota’ e até mesmo da moeda de ouro de sua época porque eles (escolheram) guardar tantas moedas datadas da Guerra Civil Inglesa e de antemão”, acrescentou.

“Por que eles nunca recuperaram as moedas quando eram realmente fáceis de encontrar logo abaixo das tábuas originais do século 18 é um mistério ainda maior, mas é um baita cofrinho.”

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE