Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Cuidados Mentais da Mulher (na Pandemia)

Em um mundo onde tantas mudanças têm nos desestabilizado, buscar intencionalmente uma vida com esperança e foco no que é positivo se faz necessário para que possamos cuidar das pessoas que amamos e claro, dos sonhos que o Senhor sonhou para nós.

A vida com o foco na doença, na segunda onda, no risco, na adversidade, na escassez, para muitos, se justifica como o olhar de alguém realista. Porém, para nós, mulheres cristãs, essa não é a mira certa. Nosso olhar precisa ser para o que ainda há de vir, o foco que nos faz profetizar que a história não chegou ao fim.

Deus não ignora seu sofrimento e angústia, e Ele deseja que acreditemos na cura e na liberdade, no novo dia e no Poder dEle que se aperfeiçoa em nossa fraqueza.

Isso é especialmente importante se você tiver um cônjuge e filhos. Durante os tempos atuais, a mulher sábia e cheia do Espírito Santo de Deus, de paz e de vida, sabe que seus comentários levantam ou derrubam seu marido e filhos.

Algumas coisas têm feito muita diferença em minha vida, e sugiro que você experimente com o coração aberto porque ajudará a te centrar, te acalmar e te lembrar do que realmente é necessário lembrar.

1 – Expresse emoções sinceras escrevendo um diário; escrever é uma das habilidades que você pode exercitar para conectar-se com sua essência, separar o joio do trigo interno, filtrar seus pensamentos e reter o que vai te levar a viver com mais qualidade de vida.

2 – Converse com uma amiga de confiança, de preferência aquela que seja otimista; Não é com todo mundo que você pode se abrir, mas se você tem à sua volta pessoas que te amam e sabem lidar com essa situação conforme estou aqui descrevendo, então busque conversar para sentir o alívio de se conectar com outra pessoa e poder ouvir também, quem sabe até poder confortar e fazer algo por essa pessoa (o que comprovadamente aumenta seus hormônios de ocitocina e serotonina, melhora seus níveis de felicidade, portanto).  

3 – Memorize seu versículo de fortalecimento, como por exemplo:
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” 1 Co 2:9

4 – Ore! Ore sozinha, com seus familiares, na sua igreja, e em sua oração lembre-se: tenha o foco na gratidão. Não tenha medo de fazer perguntas difíceis sobre o sofrimento a Deus. Embora Deus não garanta que jamais iremos passar por tempestades, Ele promete que estará conosco em todo o tempo e que nada pode nos separar de Seu amor.

5 – Antes de recorrer a medicamentos tarja preta, busque alternativas como grupos de apoio online, atividade física com o foco na conexão com o momento presente, busque conferir se tem vivido com tempo de qualidade com aqueles que lhe são caros, tempo de qualidade para o autocuidado e se sua alimentação é saudável e equilibrada. Entrar numa dependência química é algo que vai anestesiar, mas a longo prazo, apenas piora ainda mais o problema. Nem todos os médicos avaliam a fundo o caso e a rotina do paciente, e logo já vão prescrevendo medicações fortíssimas. Sou a favor de remédio quando este se faz absolutamente necessário.

6 – Planeje seus dias, com espaço para tudo isso, e tempo para se divertir também, assistir uma comédia pastelão, ouvir música instrumental de qualidade, por exemplo, são algumas sugestões de formas de fazer da sua nova rotina algo que fortalece seu emocional.

7 – Controle seus pensamentos. Isso quer dizer seguir o que a Palavra de Deus ensina em II Coríntios 10:5, fazendo com que seus pensamentos sejam obedientes ao que o seu Criador fala ao seu respeito. E sabe o que Ele diz? 1 Co 2:9 responde! Lembre-se da dica 3.

Cuidar dos pensamentos envolve também dar uma pausa com as notícias, buscando conteúdo apenas que possa contribuir com sua saúde mental e emocional, trazendo à memória o que te traz alegria – coisas que te aproximam de sua família e do Senhor.

Faça seus pensamentos focarem no que você pode, não no que você não pode. Você não pode controlar o que está acontecendo ao redor do mundo, em nosso país, com seus entes querido. E se você se concentrar muito nessas coisas, começará a se sentir (ah vá) fora de controle.

Dedique-se ao hábito de concentrar-se no que você pode controlar. Controle o que você faz com seu tempo, onde você coloca teu foco, controle a hora que acorda e a hora que vai dormir, controle o que assiste e quais sites visita, controle o tempo que pode usar para orar e se derramar na presença de Deus. Controle sua alimentação, atividade física, ambiente arejado, faça seus pensamentos focarem na gratidão. Pergunte a si mesma: O que posso fazer agora para trazer à memória o que me dá esperança? Faça isso em voz alta, se puder.

Certamente, a vida não será a mesma para nenhum de nós. Mas sufocar-se com a frustração e desânimo – ou lutar contra a realidade – das circunstâncias atuais só aumentará o estresse. Aprenda a aceitar as dificuldades e economize energia para lidar com o que deve ser feito agora.

Sem dúvida, estes são tempos estressantes. Mas quanto mais você seguir boas práticas de saúde mental durante a crise do coronavírus, como as listadas nestas dicas aqui, melhor você será capaz de lidar com isso.

Ser essa mulher de paz e de vida, vivendo com esperança em um mundo de preocupação não significa que devemos fingir que as coisas não são sérias. Porém, é possível que encaremos tudo isso como uma oportunidade de aproximação emocional de muitas pessoas (e essa realidade vivemos no Ministério de Mulheres de Paz e Vida de maneira intensa, apesar do distanciamento social).  

Embora afastadas fisicamente, nada pode nos separar. Estamos juntas e assim iremos ficar. Esta é a hora de mostrar quem realmente somos, como mulheres que amam a Cristo, em dias de caos. É hora de brilhar a luz de Jesus, sermos sal na Terra e Luz no Mundo.

Para acessar gratuitamente nosso Registro de Gratidão, inscreva-se no formulário abaixo.

 

Compartilhe e comente este post.

Com carinho,

Bianca Pagliarin.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE