Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Além de triagem de currículos e encaminhamento a entrevistas no mesmo dia, evento terá capacitação e distribuição de lanches.

Começa nesta segunda-feira (16), às 8h, o Mutirão Nacional de Emprego 2022, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e pela UGT (União Geral dos Trabalhadores). Até a última sexta-feira (13), mais de 60 empresas da Grande São Paulo estavam inscritas para fazer recrutamento de pessoal no evento, que está em sua sétima edição e conta com mais de 6.000 vagas de emprego.

A expectativa dos organizadores, baseada no público nos anos anteriores, é atender mais de 10 mil pessoas que estejam em busca de trabalho.

Quem quiser concorrer a uma das vagas deverá fazer inscrição na página do mutirão no site da UGT. “O cadastro não é obrigatório, mas vai agilizar o atendimento e a triagem dos currículos”, explica Cleonice Caetano Souza, diretora do departamento de assistência social e previdência do sindicato.

Ela conta que mais de 3.000 pessoas fizeram a inscrição até o fim da semana passada. A entidade também mantém um banco de dados com informações de mais de 15 mil candidatos a um emprego. “Quem estiver inscrito terá atendimento preferencial”, orienta.

É importante que os interessados levem ao mutirão, que se realiza na sede do sindicato, seus documentos pessoais e o currículo impresso, mesmo que já tenham se cadastrado no site. “Quando chegarem ao sindicato, o currículo vai ser analisado, e depois vamos encaminhá-los a um empregador que tenha ofertado uma vaga adequada a cada perfil”, afirma Cleo.

Caso haja filas, vão ser distribuídas senhas, para que todas as pessoas sejam atendidas. “Sabemos que não será possível todas as empresas fazerem as entrevistas no dia do mutirão, por isso faremos agendamentos para outros dias da semana, no sindicato mesmo.”

O maioria das vagas é para motorista, entregador, vendedor interno e externo, atendente, aprendiz administrativo e PCD (pessoa com deficiência) para área administrativa.

Como os recrutadores estarão no evento, uma dica é ir preparado para uma entrevista, tanto no visual quanto no discurso. “Os candidatos não precisam comparecer vestindo roupa muito formal, mas não é adequado ir de bermuda, camiseta regata ou boné. É sempre bom lembrar que a primeira impressão é a que fica”, diz Cleo.

Além disso, para conversar com as empresas, é importante que cada um saiba falar sobre suas experiências anteriores, pontos fracos e fortes e expectativas para a carreira.

O mutirão conta com a parceria do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e das instituições do Sistema S, que estarão presentes com a oferta de serviços, orientações, ações de qualificação e de empregabilidade. Os órgãos governamentais serão representados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).

A iniciativa não tem o objetivo de apenas ajudar as pessoas desempregadas a conseguir uma nova ocupação, mas, segundo Cleo, visa à recuperação da cidadania. “É um trabalho de inclusão social, que não tem custo para as empresas nem para os candidatos a uma vaga. Acreditamos que também é papel do sindicato ajudar a devolver a esperança”, afirma a comerciária.

Serviço

O que: Mutirão Nacional de Emprego 2022
Quando: dia 16/5, segunda-feira, a partir das 8h
Onde: rua Formosa, 99, Anhangabaú, São Paulo, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Informações: (11) 2121-5900

Fonte: R7

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE