Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Essa será a terceira vez em que a equipe da agência espacial tenta lançar o foguete em direção à Lua.

Nasa confirmou que realizará uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I nesta quarta-feira (16). Essa será a terceira vez em que os cientistas da agência tentam lançar o foguete.

Parte de um programa da Nasa para retomar a exploração humana da Lua, a Artemis I é uma missão não-tripulada que antecede uma série de missões espaciais.

Nessa primeira etapa, o propósito é testar o foguete SLS, a espaçonave Orion e todos os seus subsistemas para garantir que o conjunto é seguro o suficiente para levar humanos à Lua novamente.

“Os principais objetivos da Artemis I são demonstrar os sistemas da Orion em um ambiente de voo espacial e garantir uma reentrada, descida, mergulho e recuperação seguras antes do primeiro voo com a tripulação na Artemis II”, explica um comunicado no site oficial da missão.

Ainda nesta terça-feira (15), a agência estadunidense começa a cobertura da operação, a partir do momento de carregamento do foguete.

A janela de duas horas para o lançamento abre na quarta-feira às 3h04, no horário de Brasília.

Nas primeiras tentativas, a equipe envolvida no projeto teve que desistir de lançar o foguete após problemas com vazamentos de combustível, além da passagem do furacão Ian pela Flórida — forçando o foguete a desocupar a plataforma de lançamento e seguir para a segurança.

A missão completa levará 25 dias, 11 horas e 36 minutos, percorrendo uma distância de 1,3 milhão de milhas.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE