Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

“Aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos” (Isaías 65:16).

O texto em destaque fala da concordância dos judeus em relação a uma ordem (1 Rs 1:36) e às orações (Ne 5:13, 8:6) e está traduzida como optativo de vontade ou desejo: “Que assim seja” Jesus usava essa palavra diante de suas afirmações para certificar o que vinha a seguir (Mt 5:18, “em verdade vos digo”).  Os cristãos a usavam depois das orações para expressar as aprovações dos ouvintes (1 Cr 14:16); o substantivo é usado como um título para o Senhor Jesus (Ap 3:14), confira “Deus da verdade” (Is 65: 16). A palavra hebraica “amen” deriva do verbo crer. Em Gêneses 15:6, Abraão creu no Senhor e disse “amém” à promessa de Deus.

Amém é palavra hebraica solene conservada nas liturgias cristãs, com a qual alguém confirma uma declaração, um juramento ou uma aliança (Nm 5:22; Ne 5:13), uma oração. Sugere firmeza, solidez, daí a segurança da fé (cf. Jr 11:5). Também é usada para firmar compromisso de uma comunidade (Dt 27:15-26), para renovar a afirmação de um louvor (Ap 5:14; 7:12; 19:4; Rm 1:25) ou a insistência de um pedido (Gl 6:18). Jesus emprega o amém para afirmar a verdade de suas palavras, 75 vezes ao todo, e muitas vezes com a fórmula duplicada: “Amém, Amém eu vos ou te digo”… “Deus é o Deus do amém”, aquele a quem o homem pode responder com toda confiança (Is 65:16).

Cristo é o Amém, afirmação final e definitiva de Deus, resposta perfeita para a humanidade. No Novo Testamento o nosso Senhor Jesus Cristo recebe esse mesmo título:

“O Amém a Testemunha fiel e verdadeira” (Ap 3:14).

Assim que aquele que se bendisser na Terra, se bendirá no Deus da Verdade e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. ”  (Is 65:16)

O sim e o amém de Deus são para confirmar uma mensagem, um salmo ou uma oração. Essa foi a maneira do profeta Isaías dizer que o Senhor permanece verdadeiro por toda a eternidade. Aquele em quem podemos sempre confiar em todo o tempo e o tempo todo, sem nunca ignorar os ensinos da Palavra de Deus, que sempre tem o conselho certo e abençoado.

Jesus Cristo é o exemplo que todo cristão deve seguir porque Ele permanece verdadeiro e confiável por toda a eternidade: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18).

A Palavra de Deus aconselha: ”Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, transformando-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1-2).

Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE