Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Investigações iniciaram logo após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. No crime, quatro crianças morreram e outras cinco foram feridas.

A Polícia Civil cumpre mandados de internação provisória de dez menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo, em uma operação contra violência nas escolas.

As ordens de internação são cumpridas nos seguintes locais:

PE – Recife;

SC – Blumenau;

PR – Curitiba e Guaíra;

RJ – Barra MansaDuque de CaxiasSão Gonçalo;

SP – São Paulo (Capital), ItapiraSão José dos CamposSalto.

As investigações tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.

Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaçaincitação ao crimeapologia ao crime ou criminosoassociação criminosaalém de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

As ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A operação foi batizada de Escola Segura e é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).

Apreensões

Segundo fontes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os três adolescentes alvos de mandado de apreensão nesta manhã já foram alvos da polícia fluminense neste ano. O trio – que é investigado por conversas no submundo da internet – é conhecido dos investigadores e estava sendo monitorado há meses.

Em Duque de Caxias e São Gonçalo são cumpridos mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, os alvos são pessoas que trocavam mensagem por rede social com o homem que atacou a escola em Blumenau.

Já em Curitiba, um adolescente de 16 anos foi apreendido. No estado, um outro mandado foi expedido para cumprimento contra um adolescente em Guaíra, no Oeste.

Em São José dos Campos, a apreensão de um adolescente aconteceu no bairro Frei Galvão, na Zona Leste. Ele apreendido foi levado à sede da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) para o registro do cumprimento de mandado.

Ministro se pronuncia

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que a operação dá continuidade a uma série de ações feitas pelo governo federal desde o ataque em BlumenauFlávio Dino também falou sobre a busca por maior eficácia no combate à violência nas escolas.

“Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”, escreveu.

Fonte: G1

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE