Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

“Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e vales” (Dt 11:11).
“Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta
de seu povo desde agora e para sempre” (Sl 125:2).

Geograficamente, monte é a elevação de terreno num nível mais alto que uma colina, porém, mais baixo que uma montanha, no extremo norte, onde os gregos se congregavam (Is 14:13), e diziam no coração: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus e exaltarei o meu trono, e no Monte da Congregação me assentarei, ao lado do Norte” (Is 14:13). Isaías conhecia esse mito babilônico quando escreveu sua profecia contra os perversos da Babilônia. Vários desses montes serviram de pano de fundo para a história bíblica. Por essa razão, é necessário conhecer os principais montes mencionados na Bíblia, para entender a geografia e o contexto histórico das histórias bíblicas.

Então vejamos os montes principais:

1) Monte das Oliveiras: Cadeia de colinas que se estende no sentido norte-sul a leste de Jerusalém, e que foi o cenário da traição de Jesus na noite anterior à sua crucificação. É um Monte levemente arredondado que se ergue até uma altitude de cerca de 830 metros e proporciona uma vista panorâmica do Templo.

2) Monte Sião: tem grande significado bíblico. Originalmente refere-se à área sudoeste de Jerusalém. Mas posteriormente passou a ser usado para designar toda Jerusalém. A Bíblia fala do “monte Sião”, da “fortaleza de Sião”, das “portas de Sião”, e das “filhas de Sião”. O monte Sião originalmente designava um monte fortificado localizado no sudeste de Jerusalém. Tratava-se de uma fortaleza jebusita na extremidade da montanha que foi tomada pelo rei Davi. Além disso, o Monte Sião é também citado várias vezes de forma simbólica. O rei Davi conquistou a fortaleza de Sião; e esta passou a ser a Cidade de Davi (II Samuel 5:7).

3) Monte Gerizim: onde houve o encontro de Jesus com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó. É também conhecido como o Monte da Bênção: “E será que, havendo-te o Senhor teu Deus introduzido na terra a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal” (Dt 11:29).

4) Monte Moriá: onde o Templo foi edificado. Foi a esse monte que Abraão levou Isaque para ser sacrificado e esse monte era conhecido como o monte do Deus proverá, porque Isaque perguntou ao pai Abraão onde estava o sacrifício que iria ser feito a Deus.

5)  Monte Carmelo: onde mediante oração de Elias o fogo desceu do céu e consumiu o holocausto que o profeta Elias preparou e assim derrotou os profetas de Baal e Aserá (1Rs 18:19).

6) Monte Sinai: “e falou Deus a Moisés no deserto do Sinai: “conta os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas gerações, contarás a todo o varão da idade de um mês para cima” (Nm 3:13-15).

7) Monte Ararate: (com 5.165m de altura), onde a Arca de Noé repousou após baixar o seu nível de água do dilúvio (Gn 8:4). Esse monte possui dois cumes, e o maior supera cinco mil metros de altitude.

 Por Valdely Cardoso Brito

 

 

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE