Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Já pensou em transformar aquela gordura ruim que você tem no corpo em uma gordura boa que pode te ajudar a viver mais? Nosso corpo tem três tipos de tecidos, marrom, bege e branco. Uma recente descoberta pode ser revolucionária na prevenção de doenças: é possível transformar a gordura branca, conhecida por ser ruim, em gordura marrom, muito útil e benéfica para os seres humanos.

O estudo, que foi realizado por pesquisadores da Universidade de Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostrou ser possível, ao desligar um número de genes nas células de tecido adiposo branca, transformá-la em marrom.

A gordura marrom é muito boa para os seres humanos, sendo responsável pela queima de muitas calorias criando calor por meio de um processo chamado de termogênese.

Agora eu perco essa gordurinha!

Só de pensar em ter mais gordura a gente já assusta, né? Mas no caso da marrom é algo muito positivo! Quanto mais gordura marrom boa tivermos, menor o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Os pesquisadores, em laboratório, fizeram alterações genéticas nas células das gordura branco, que ao final do processo se converteram em gordura marrom. Magnífico, onde compra?!

Essas células de gordura marrom, cultivadas em laboratório, foram injetadas em ovelhas que sofriam com excesso de peso. Os animais foram capazes de usar a gordura marrom injetada para queimar a gordura branca. Isso pode ser testado em mim?

Copenhague

Em Copenhague, pesquisadores já haviam testado uma droga que aumentaria a queima de calorias da gordura marrom, que aumenta com a exposição ao frio. O problema é que o método aumentava o estresse e a pressão arterial, uma vez que o corpo lutava contra si mesmo para tentar manter-se quente.

A gordura marrom está presente em abundância em recém-nascidos, mas ela vai diminuindo à medida que envelhecemos. Por outro lado, a gordura branca aumenta e vai criando inflamações ao longo do envelhecimento.

A temida gordura branca tem como principal função o armazenamento do excesso de açúcar e carboidratos.

O estudo mostrou que homens jovens saudáveis, ao serem expostos ao frio por duas horas por dia durante 20 dias, foram capazes de aumentar em 45% o volume de gordura marrom corporal.

A descoberta de que a exposição ao frio é a melhor maneira de aumentar o tecido adiposo de gordura marrom, pode ser um dos pontos mais positivos no combate a crise da obesidade que assola o mundo.

A Organização Mundial da Saúde afirmou que no ano de 2022 existiam mais de 1 bilhão de pessoas obesas em todo o mundo, sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.

Fonte: Só Notícia Boa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE