Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Soberano chegou em Londres após deixar Balmoral, na Escócia, onde sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, morreu na quinta-feira (8).

O rei Charles 3º prometeu servir seus súditos com ‘respeito, lealdade e amor’ em seu primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca do Reino Unido nesta quinta-feira (9), no Palácio de Buckingham, em Londres. A rainha morreu na última quinta-feira (8), em Balmoral, na Escóciam, depois de 70 anos à frente do trono britânico.

No discurso, o soberano destacou que o “carinho, admiração e respeito” que sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, inspirou foi a marca de seu reinado. “Como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas.”

“A rainha Elizabeth 2ª prometeu dedicar sua vida ao serviço de seu povo em seu aniversário de 21 anos em 1947. (…) Isso foi mais do que uma promessa: foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida”, concluiu.

Ele lembrou que há 70 anos, quando sua mãe assumiu o trono britânico, “o mundo estava lidando com as privações e os choques do pós 2ª Guerra Mundial, vivendo nas convenções dos tempos passados”. Mas também ressaltou que “o papel e os deveres da monarquia se mantém”.

O rei Charles 3º chegou a Londres por volta das 13h40 no horário local (9h40, no horário de Brasília). Ele e a rainha consorte Camilla foram foram recebidos por uma grande multidão no Palácio de Buckingham.

Charles 3º será proclamado rei oficialmente no próximo sábado (10) durante uma reunião do Conselho de Sucessão prevista para ocorrer em Londres, conforme informou a realeza.

O conselho se reunirá às 10h (6h, no horário de Brasília) no Palácio St. James e a proclamação será lida de uma sacada da residência para o público uma hora depois; em seguida, haverá outros atos em todas as nações que integram o Reino Unido.

Fonte: R7

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE