Skip to content

São Paulo e Rio têm alerta vermelho para chuva; litoral pode ser afetado

 

Defesa Civil de SP atua apoiando os municípios e alerta para riscos geológicos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta vermelho de “grande perigo” de altos volumes de chuva para São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Instituto, o volume de chuvas pode ultrapassar os 60 milímetros (mm) por hora.

O alerta foi emitido na quinta-feira (25) e é válido até hoje (26).

Ainda segundo o Inmet, “há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas” nas cidades afetadas.

O alerta vigora para as seguintes regiões: Metropolitana de São Paulo, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista, Sul Fluminense, Litoral Sul Paulista e Baixadas.

Há previsão também de ventos intensos nessas regiões, que podem chegar a 100 km/h.

O Instituto recomendou às pessoas nas áreas de tempestade que “desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observem eventuais alterações nas encostas, permaneçam em local abrigado e protejam seus pertences da água com sacos plásticos”.

Na manhã de quinta-feira (25), a rodovia Mogi-Bertioga foi interditada devido a uma queda de barreira na altura do quilômetro 84 da estrada, que liga a capital ao litoral. O deslizamento foi provocado pelas chuvas que já caem na região.

Na quinta-feira (25), segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os maiores acumulados em 12h foram registrados no Guarujá, com 124mm, em Bertioga, com 115mm, e em São Sebastião e Santos, com 93mm.

Como há previsão de mais chuvas, o órgão alerta para a possibilidade de riscos geológicos. “Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, uma vez que o risco para transtornos, como deslizamentos e desabamento, permanecerá elevado”, comunicou a Defesa Civil estadual, em nota.

Já a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro informa que há alto risco geológico em Paraty. “O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios, quando necessário”.

(Publicado por Duda Cambraia) (Com informações do Estadão Conteúdo)

Fonte: CNN BRASIL