Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Estrela Cassiopeia A explodiu e sua luz atingiu a Terra pela primeira vez há 340 anos. Fenômeno está localizado a 11 mil anos luz de nosso planeta.

O Telescópio Espacial James Webb espiou detalhes coloridos e nunca antes vistos em um dos remanescentes mais bem observados de uma estrela que explodiu.

O gás brilhante e a poeira de Cassiopeia A são tudo o que resta de uma estrela que explodiu em uma supernova e sua luz atingiu a Terra pela primeira vez há 340 anos. É o remanescente mais jovem conhecido em nossa galáxia, e é por isso que o objeto celeste foi estudado por uma infinidade de telescópios terrestres e espaciais.

Cassiopeia A está localizada a 11.000 anos-luz de distância na constelação de Cassiopeia, e o remanescente se estende por 10 anos-luz. Insights de Cas A, como o remanescente também é conhecido, permitem que os cientistas aprendam mais sobre como ocorrem as explosões estelares.

Os astrônomos viraram o telescópio Webb e seus instrumentos na direção de Cas A para ver se as capacidades de infravermelho do observatório poderiam captar qualquer coisa que outros telescópios tenham perdido. A luz infravermelha é invisível ao olho humano, permitindo que Webb espie aspectos invisíveis do universo.

“Cas A representa nossa melhor oportunidade de observar o campo de detritos de uma estrela que explodiu e fazer uma espécie de autópsia estelar para entender que tipo de estrela estava lá antes e como essa estrela explodiu”, disse Danny Milisavljevic, professor assistente da Purdue University e investigador principal do programa Webb que capturou as novas observações, em um comunicado.

A nova imagem infravermelha de Cas A de Webb foi traduzida em luz visível para que o olho humano possa ver as cores do remanescente. A luz vermelha e laranja no exterior do remanescente indica poeira quente, onde o material ejetado da estrela antes de explodir está colidindo com gás e poeira ao redor.

Dentro da estrutura em forma de bolha do remanescente, uma luz rosa brilhante pode ser vista, juntamente com características que se assemelham a aglomerados e nós. Este material veio da estrela explodida e inclui elementos pesados ​​brilhantes como argônio, neon e oxigênio.

“Nós o apelidamos de Monstro Verde em homenagem ao Fenway Park em Boston. Se você olhar de perto, notará que está marcado com o que parecem mini-bolhas”, disse Milisavljevic. “A forma e a complexidade são inesperadas e difíceis de entender.”

A equipe ainda está tentando entender as fontes por trás de todas as diferentes cores da imagem.

Estudar remanescentes como Cas A pode ajudar os cientistas a entender a poeira cósmica, um bloco de construção de estrelas e planetas, e como estrelas explodidas liberam elementos cruciais para a vida.

“Ao entender o processo de explosão de estrelas, estamos lendo nossa própria história de origem”, disse Milisavljevic. “Vou passar o resto da minha carreira tentando entender o que há neste conjunto de dados.”

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE