Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Pesquisadores recomendam avaliação de risco cardiovascular nos exames clínicos de pessoas com asma e alergias.

Se você tem um histórico de asma ou alergias, pode estar em maior risco de desenvolver pressão alta e doença cardíaca, segundo uma nova pesquisa. Adultos com idades entre 18 e 57 anos que sofreram de um distúrbio alérgico tiveram um risco maior de hipertensão, de acordo com a pesquisa, que será apresentada em conferência do American College of Cardiology e da Korean Society of Cardiology em Gyeongju, na Coreia do Sul.

O maior risco de pressão alta foi identificado entre pessoas com asma, disseram os pesquisadores. A hipertensão e o colesterol, juntamente com a falta de exercícios, obesidade, diabetes, tabagismo e histórico familiar de problemas cardiovasculares, são os principais fatores que contribuem para doenças cardíacas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Maior risco de asma

Estudos anteriores também apontaram uma correlação entre distúrbios alérgicos e doenças cardíacas, mas a ligação era controversa, disseram os pesquisadores. Nesta pesquisa recente, os cientistas testaram suas hipóteses usando dados de mais de 10 mil pessoas com alergias que participaram da Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde de 2012, um inquérito da saúde da população liderado pelo governo dos Estados Unidos.

Dos participantes, cada pessoa tinha asma ou pelo menos um distúrbio alérgico, como alergia respiratória, alimentar ou cutânea.

Além do risco de pressão alta, a pesquisa também identificou um risco maior de doença cardíaca coronária para pessoas com idades entre 39 e 57 anos com alergias. A doença coronária ocorre quando a placa se acumula nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração.

Com base em suas descobertas, os pesquisadores incentivaram os médicos a adicionar uma avaliação de risco cardiovascular aos exames clínicos de pessoas com asma e alergias.

“Para pacientes com distúrbios alérgicos, a avaliação de rotina da pressão arterial e o exame de rotina para doença cardíaca coronária devem ser feitos pelos médicos para garantir que os tratamentos precoces sejam administrados para aqueles com hipertensão ou doença cardíaca coronária”, disse o principal autor do estudo, Yang Guo, pesquisador de pós-doutorado no Hospital de Shenzhen da Universidade de Pequim, na China, em um comunicado.

‘A pergunta é por quê?’

Embora pesquisas anteriores tenham mostrado uma conexão entre ter alergias e um risco aumentado de doenças cardiovasculares, “a questão é por quê?” disse o pneumologista Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da University of Southern California.

“Não podemos realmente mostrar causalidade, mas a ciência indica que está ligada a mediadores pró-inflamatórios, coisas que desencadeiam inflamação no corpo”, disse Dasgupta, que não participou do estudo.

As histaminas, por exemplo, aumentam o fluxo sanguíneo na área que o alérgeno ataca, o que faz com que o sistema imunológico envie anticorpos, desencadeando assim a inflamação. É por isso que muitos medicamentos para alergia são anti-histamínicos, projetados para combater essa resposta inflamatória.

Embora a inflamação seja a maneira do corpo de combater patógenos, uma resposta excessiva ou duradoura é um fator subjacente em muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Os anti-histamínicos constringem o fluxo sanguíneo, assim como outros medicamentos para alergia de venda livre, como aqueles que contêm a “letra D, que é pseudoefedrina”, disse Dasgupta. “Aqueles estreitam os vasos sanguíneos não apenas no nariz, mas no resto do corpo, o que pode levar à pressão alta e ao aumento da frequência cardíaca”.

Outros medicamentos também podem ter um efeito negativo no sistema cardiovascular, incluindo esteroides frequentemente prescritos para crises e emergências de asma, disse Dasgupta.

“Os esteroides aumentam a pressão arterial, aumentam o açúcar no sangue e tanto a pressão alta quanto os níveis elevados de açúcar no sangue são fatores de risco muito importantes para doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral”, disse ele. “Eles também podem causar ganho de peso, que é outro fator de risco”.

Adicione tudo isso a outros gatilhos de inflamação crônica no corpo – como açúcar, alimentos altamente processados e fritos, estresse, sono ruim, falta de exercício e poluição, para citar alguns – a resposta “pode ser multifatorial – a resposta imune, medicamentos e todas essas coisas juntas”, disse Dasgupta.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE