Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana.

A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana — os extremos da Terra apresentaram um calor pelo menos 30ºC maior do que a média para esta época do ano. O cenário, segundo climatologistas, é inédito, apesar de ser previsto pelos cientistas como uma das consequências da atual “era” de emergência climática.

As duas regiões do planeta têm características próprias e, portanto, reagem às mudanças do clima de forma diferente. O Ártico é um oceano coberto por uma camada de gelo marinho, cercado por três continentes – Ásia, América do Norte e Europa. Já a Antártica é um continente por si só, cercado pelo oceano.

Na Antártica, o recorde recente foi registrado na sexta-feira (18) na base de pesquisa franco-italiana Concordia, instalada na Cúpula C, ou Domo C, uma região inóspita e com mais de 3 km de altitude. A temperatura registrada foi de –11,5ºC (ou seja, 11,5ºC negativos), sendo que o esperado para essa época do ano é pelo menos – 50ºC (50ºC negativos), em média. É considerada, por alguns cientistas, a região mais fria da Terra.

Além disso, segundo a plataforma “Climate Reanalyzer”, da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, todo o continente antártico estava, em média, 4,8ºC mais quente do que a temperatura de referência registrada entre os anos de 1979 e 2000.

“Imagina um platô polar que está a 3 mil metros de altura, que deveria estar a – 50ºC, – 45ºC, e de repente vai a -11ºC. E esse -11ºC nunca foi visto, pelo menos não desde 1957, 1958, quando passamos a ter estação naquela região”, afirma o pesquisador Francisco Eliseu Aquino, o Chico Geleira, que já esteve 18 vezes na Antártica. Ele é integrante do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Nós estamos indo do outono em direção ao inverno, que lá é muito pronunciado. Nós não esperamos onda de calor por lá nem no verão”, explicou.

“Para isso acontecer, a circulação atmosférica precisou se organizar de uma forma muito intensa, induzindo um ciclone extratropical para levar ar quente e úmido da região tropical até o interior da Antártica. É como se você tivesse um rio voador de umidade indo para o interior do platô polar”, completou.

Recorde no Ártico

Em medições pontuais em estações do Ártico, incluindo recordes na Noruega e na Groenlândia, alertaram temperaturas até 30ºC mais altas do que o previsto para essa época do ano. Na sexta-feira, toda a região estava em média 3,3ºC mais quente do que o período de 1979 a 2000, de acordo com a “Climate Reanalyzer”.

Por ser um oceano coberto por uma camada de gelo e apresentar outra dinâmica, esse extremo do planeta já tem registrado ondas de calor há algumas décadas – apesar da recorrência, isso não significa que o fenômeno é inócuo e não possa ter consequências da crise climática.

Simões explica que, com as mudanças do clima, o mar congelado do Ártico desaparece e o oceano fica na superfície, que é mais escura, e assim absorve mais energia solar, além da circulação natural do oceano.

“Aquece, derrete o gelo, gera mais energia do oceano, e absorve mais energia do sol, e derrete mais gelo, e assim por diante. Esse processo que está acelerando as mudanças do clima no Ártico”, detalha.

O que diz o Painel do Clima

Em 28 de fevereiro, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU publicou a segunda parte de seu 6º documento, que começou a ser divulgado ainda em 2021.

Um dos capítulos tratava da crise climática nos polos da Terra, com informações sobre Ártico e Antártica. O IPCC reúne as principais evidências científicas e seu grau de confiabilidade a respeito do assunto.

Veja o que diz o painel sobre essas regiões:

Nas últimas duas décadas, a temperatura do ar na superfície do Ártico aumentou mais do que o dobro da média do planeta;

Pesquisas conseguem interligar o papel do homem e de suas emissões de gases do efeito estufa com o aumento da temperatura no Ártico;

Eventos recentes apontam a existência de novos “extremos” no clima da região;

A temperatura anual do Ártico entre 2014 e 2018 é mais alta do que qualquer ano desde 1990;

Foram registradas anomalias de temperatura na superfície durante o inverno – de janeiro a março – com até + 6ºC em média;

A Antártica tem visto mudanças na temperatura menos uniformes nas últimas décadas, com aquecimento maior na parte Ocidental e sem mudança significativa na parte Oriental – o fato de o recorde desta sexta-feira ter sido registrado justamente na parte sudeste do continente chama a atenção.

Fonte: G1

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE