Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Vale de cerca de 300 metros agora divide a área e clivagem atinge mais de 40 metros de profundidade.

Um olival verdejante foi dividido em dois durante o terremoto devastador da semana passada na Turquia, criando um vale de cerca de 300 metros que agora divide a área.

Imagens notáveis ​​do olival dividido surgiram no distrito de Altınozu, no sudeste da Turquia, que faz fronteira com a Síria, mostrando um abismo irregular, cor de areia e parecido com um desfiladeiro.

A clivagem atinge mais de 40 metros de profundidade.

Sua formação é outra demonstração do poder devastador do terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira (6), que matou dezenas de milhares de pessoas na Síria e na Turquia e destruiu quarteirões inteiros da cidade.

Irfan Aksu, que mora no bairro, disse à agência de notícias turca Demioren News Agency que quando o terremoto começou na segunda passada criou “um som incrível” onde ele morava. “Era como um campo de batalha quando acordamos”, disse ele.

Ele implorou que especialistas inspecionassem a área em busca de possíveis danos futuros.

“Esta não é uma cidade pequena, tem 1.000 casas e 7.000 mil pessoas moram aqui”, disse.

“Claro, estamos com medo… se fosse um pouco mais perto, teria acontecido no meio da nossa cidade”.

O terremoto da última segunda-feira foi o mais forte a atingir qualquer lugar do mundo desde que um terremoto de magnitude 8,1 atingiu uma região perto das Ilhas Sandwich do Sul, no sul do Oceano Atlântico, em 2021, embora a localização remota desse incidente tenha causado poucos danos.

A Turquia não é estranha a fortes terremotos, pois está situada ao longo dos limites das placas tectônicas. Sete terremotos com magnitude 7,0 ou superior atingiram o país nos últimos 25 anos – mas o da última segunda-feira foi o mais mortal.

Vários fatores contribuíram para tornar esse terremoto tão letal. Um deles é a hora do dia em que ocorreu. Com o terremoto ocorrendo no início da manhã, muitas pessoas estavam em suas camas quando isso aconteceu e agora estão presas sob os escombros de suas casas.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE