Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Militares estacionados na Polônia para reforçar as forças da Otan têm ajudado no treinamento, disse o presidente dos EUA.

As tropas dos EUA na Polônia têm fornecido aos ucranianos algumas instruções sobre como utilizar as armas que o Ocidente tem enviado para a Ucrânia, fontes familiarizadas com o assunto informam a CNN.

O presidente Joe Biden disse na segunda-feira que as tropas norte-americanas estacionadas na Polônia têm “ajudado a treinar as tropas ucranianas” no país. As tropas foram destacadas para lá para ajudar a reforçar o flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no meio da invasão russa da Ucrânia.

O treino é outra forma de os EUA terem ajudado os militares ucranianos, enquanto tentavam não envolver diretamente as forças russas, o que potencialmente desencadearia uma guerra mais vasta.

Biden tinha ouvido falar das tropas enquanto esteve na Polônia sobre a forma como estavam fornecendo o treino táctico de armamento aos ucranianos naquele país, disseram as fontes.

“Estávamos falando de ajudar a treinar as tropas ucranianas que estão na Polônia”, disse Biden na segunda-feira. Ele estava tentando esclarecer uma observação que fez na semana passada às tropas americanas, que elas iriam ver “quando lá estivessem… mulheres, jovens, de pé no meio do maldito tanque, dizendo: ‘Não vou partir. Estou mantendo a minha posição”.

Um funcionário da Casa Branca disse à CNN: “Há soldados ucranianos na Polônia interagi ndo regularmente com as tropas americanas, e era a isso que o presidente estava se referindo”.

As fontes disseram à CNN que, embora as tropas norte-americanas estejam de fato dando alguma instrução aos ucranianos em uma base militar na Polônia, isso não equivale a uma formação “formalizada”.

Pelo contrário, o treino é mais tático, explicaram as fontes. Isto inclui mostrar aos soldados ucranianos que recolhem os carregamentos de armas na Polônia como utilizar algum desse equipamento, como os mísseis Javelin anti-tanque que o Ocidente tem enviado em grande número.

A Polônia tornou-se o ponto central de trânsito das transferências de armas para a Ucrânia.

Os EUA atribuíram 1 bilhão de dólares em assistência de segurança à Ucrânia só no último mês, e pretendem fornecer às forças armadas ucranianas mais de 9 mil armas antitanque de ombro, incluindo Javelins; quase 7 mil armas de pequeno calibre, incluindo metralhadoras e lança-granadas; 20 milhões de munições; e 100 drones armados.

“Estas são transferências diretas de equipamento do nosso Departamento de Defesa para os militares ucranianos para os ajudar na luta contra esta invasão”, disse Biden no início deste mês. “Vamos continuar a fazer mais nos próximos dias e semanas.”

O Comandante Supremo Aliado da Otan, General Tod D. Wolters, disse aos legisladores norte-americanos na terça-feira que os EUA tinham prestado “aconselhamento e assistência no que respeita ao material” que entra na Ucrânia, mas que as forças norte-americanas não estão “em processo de treino das forças militares da Ucrânia na Polônia”.

“Há ligações que estão sendo dadas, e isso é diferente daquilo que penso que se refere em relação à formação”, disse Wolters ao senador republicano Tom Cotton do Arkansas quando questionado sobre a formação.

Wolters disse separadamente durante a audiência que “como bem sabem, fizemos melhorias dramáticas na nossa partilha de informação e inteligência, e como [os ucranianos] continuam prosseguindo a sua campanha, os nossos conselhos e a nossa assistência no que respeita ao material serão muito, muito importantes”, disse Wolters.

Embora os EUA e a Otan tenham até agora excluído o envio de quaisquer tropas para a Ucrânia, para além do treino militar tático, tem havido uma sólida partilha de informações entre as forças dos EUA e as forças ucranianas, a CNN já reportou anteriormente.

Na maioria dos casos, disseram duas fontes familiarizadas com o sistema de partilha, a informação que está sendo partilhada envolve informação sobre movimentos e localizações de forças russas, bem como comunicações interceptadas sobre os seus planos militares.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE