Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

À CNN Rádio, o oftalmologista Henrique Sidi afirmou que há um “processo crônico” que causa alterações na formação do olho, especialmente em crianças e adolescentes.

Em entrevista à CNN Rádio, o médico oftalmologista Henrique Sidi explicou a relação entre o uso de aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets, e o aumento de casos de miopia. A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo chegou a emitir um alerta sobre esta escalada entre crianças e adolescentes, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), em âmbito global.

Segundo o médico, existe um processo histórico sobre a visão do ser humano que enfrenta mudanças neste momento.

“O ser humano primitivo não usava visão de perto, mas a de longe para sobreviver, quando olhamos para distância, o olho não faz força”, disse.

Para perto, porém, “há força muscular brutal.”

Com o uso sos computadores e smartphones, então, há esforço para a visão de perto.

“No adulto, que não tem a estrutura ocular formada, vai ter cansaço e dores de cabeça. Mas na criança em formação, o esforço faz com que a estrutura do olho se modifique e se torne míope.”

O oftalmologista destaca que este é um processo crônico, já que a estrutura social mudou.

“Hoje ficamos o dia inteiro usando a visão para perto, em smartphones, é uma tendência mundial.”

Henrique Sidi destacou que “o ser humano se torna míope para favorecer a visão de perto e esse processo não vai ser interrompido.”

De acordo com o especialista, a pandemia intensificou ainda mais este processo, com o isolamento social, aulas à distância e home office.

*Com produção de Camila Olivo

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE