Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

A vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, já trouxe os primeiros resultados positivos. Os pesquisadores do instituto comemoram a pesquisa e já se preparam para fase final do estudo.

Segundo os resultados divulgados, 79,6% dos voluntários testados apresentaram resistência ao vírus. A porcentagem menor, dos que foram infectados, também não desanimou os pesquisadores. Os voluntários não apresentaram sintomas graves da dengue, ou seja, os dados muito promissores.

“Ter uma vacina candidata para dengue que tem a capacidade de reduzir em 80% a doença sintomática é de uma importância muito grande”, disse a diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos.

Resultados positivos

A vacina é a primeira contra dengue desenvolvida por um laboratório nacional. Ela é feita com os quatro tipos do vírus da dengue em circulação no mundo. A pesquisa vem sendo feita há 10 anos.

E os resultados desta fase de testes mostraram o quanto a vacina da dengue do Butantan será promissora para a população brasileira.

“Quando a gente pensa a dengue como uma doença endêmica no Brasil, a quantidade de casos de dengue sintomáticos que a gente tem, reduzir isso em 80% é bastante significativo”, disse Fernanda.

Planejamento realista

A etapa mais importante e decisiva do trabalho feito pelo Butantan, é o ensaio clínico de fase 3, que começou em 2016 e está em andamento. Os cientistas acompanham 16 mil voluntários que receberam a vacina contra a dengue.

O diretor executivo da Fundação Butantan, Dimas Covas, acredita que a vacina possa ser incorporada ao calendário nacional de imunização em 2024.

“Esse é o planejamento, um planejamento realista. Já temos a fábrica, a fábrica está pronta, agora é questão de providenciarmos o registro de acordo com a nossa Anvisa e, obviamente, com apoio do nosso Ministério da Saúde”, explica.

Grande aliado contra a epidemia da dengue

Ter uma vacina contra a dengue neste momento, traz muita esperança para milhares de brasileiros e para os órgãos de saúde, que enfrentam uma grave epidemia da doença.

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde indica que o Brasil deverá encerrar o ano com 1,4 milhão de casos da doença. O número de mortes já é o maior desde 2015.

A infectologista Rosana Richtmann lembrou que a vacina da dengue do Butantan é a melhor forma de prevenir o vírus e disse que a vantagem do imunizante do instituto é ser aplicado em dose única.

“Quando você tem uma vacina de dose única e você pensa em um programa nacional de imunização, é muito mais fácil você cumprir e ter uma cobertura vacinal adequada do que quando você tem vacinas com mais de uma dose para serem feitas para completar o esquema”, concluiu.

Fonte: SoNoticiaBoa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE